DIFERENÇAS, DEFICIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES NO ATO EDUCATIVO


Em relação aos serviços da Educação Especial para estudantes com Transtorno do Espectro Autista, o AEE representa serviço fundamental tanto dentro como fora da sala de aula; atua na eliminação das barreiras desde o acolhimento do estudante, o reconhecimento, a identificação das especificidades do quadro até a proposição de recursos e estratégias adequados para atender os estudantes com TEA. Assim, os profissionais que atuam no Atendimento Educacional Especializado para esse público, devem:

Marque a ÚNICA opção correta:




  • Utilizar a metodologia ABA (Applied Behavior Analysis), fundamentais na teoria do aprendizado, baseado no condicionamento operante e reforçadores dos prejuízos sociais e funcionais das pessoas com TEA.

  • Organizar e efetivar o programa TEACCH (Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children), de forma a tornar o ambiente mais compreensível, visando a independência e o aprendizado.

  • Disponibilizar um profissional de apoio escolar para cada estudante com quadro de TEA, para acompanhamento durante todo o período que o estudante estiver na classe comum.

  • Proceder com o diagnóstico do quadro de TEA e indicar sempre o acompanhamento por meio de terapias comportamentais, psicoterapias e psicofarmacoterapia.

  • Confeccionar e disponibilizar, sempre que necessário, recursos de Comunicação Aumentativa e Alternativa para acessibilidade comunicacional com auxílio do método PECS (Picture Exchange Communication System) que utiliza figuras e adesivos para facilitar a comunicação e compreensão ao estabelecer uma associação entre a atividade/símbolo.