DIFERENÇAS, DEFICIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES NO ATO EDUCATIVO


Conforme estudamos nesse capítulo, as limitações nas habilidades adaptativas prejudicam as relações da pessoa com o ambiente e dificultam seu convívio no dia a dia por se constituírem áreas do comportamento adaptativo, ou seja, habilidades adaptativas. A AAMR (2006) define 10 habilidades adaptativas. Sobre a caracterização das habilidades adaptativas:

Marque V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas Falsas:

 

(  ) SAÚDE E SEGURANÇA: Habilidade de conhecer, compreender e seguir regras e leis, manutenção da saúde, prevenção de acidentes, evitar perigos, hábitos pessoais saudáveis, comunicar necessidades e preferências, interagir com a sociedade.

(  ) DESEMPENHO ACADÊMICO FUNCIONAL: Relacionada a aprendizagem escolar e habilidade cognitiva, relação direta com a vida da cotidiana: ler, escrever, utilizar conceitos básicos da matemática, ciências e geografia e noções sobre saúde e sexualidade. Envolve não apenas o desempenho na escola, mas os conhecimentos que contribuem para a maior funcionalidade na vida do indivíduo.

(  ) COMUNICAÇÃO: Envolve habilidade/capacidade de entender certas informações e transmiti-las utilizando: palavras escritas, faladas, gestos, expressão facial, movimento corporal, sinais, toque etc.

(  ) LAZER: Refere-se ao interesse sobre o lazer e tempo livre, participar de atividades de entretenimento individual e coletivo, comunicar preferências e interesses pessoais. Utilizar recursos e espaços de lazer em casa e na comunidade comportar-se adequadamente, comunicar e interagir com outras pessoas.

(  ) TRABALHO: Habilidades relacionadas com a realização de atividades/trabalhos na comunidade, comportamento social apropriado, conhecer horários, cooperar com as pessoas, iniciar e concluir tarefas, cumprir prazos, lidar com críticas, manejar o dinheiro, respeitar hierarquias, conhecer as próprias limitações e a dos colegas de trabalho, dentre outras.

Marque a sequência correta:




  • F, V, V, V, F

  • V, V, V, V, V

  • F, V, F, V, F

  • V, F, F, F, V

  • V, F, V, F, V