DIFERENÇAS, DEFICIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES NO ATO EDUCATIVO


Conforme estudamos neste capítulo, foi possível perceber que as pessoas com Deficiência Física encontram diversas barreiras em seu dia a dia e nos diversos contextos com os quais interage. Na escola as barreiras dificultam e por vezes impossibilitam o acesso aos espaços e ao conhecimento, dentre as principais barreiras, são citadas aquelas que englobam situações mais difíceis de serem transpostas por estes estudantes e/ou por nós em relação a eles. Diante o exposto,

Marque V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas Falsas:

(  ) As barreiras arquitetônicas são fáceis de se identificar, porém deve-se considerar não somente a estrutura física, mas também a organização do espaço, disposição dos móveis e objetos que pode facilitar ou dificultar o deslocamento.

(  ) Cabe à sociedade promover a adaptação de mobiliários e materiais didático-pedagógicos, dispor adequações e flexibilizações para acessibilidade ao conteúdo e às atividades propostas.

(  ) As barreiras comunicacionais representam situações em que as informações não estão disponíveis para este público, seja porque não existem ou porque não são apresentadas de forma acessível.

(  ) As barreiras atitudinais representam maior impacto para a vida das pessoas, são atitudes que podem reforçar as outras barreiras, caracterizadas pelos preconceitos e os estereótipos.

(  ) Cabe à escola eliminar as barreiras para que as pessoas possam ter acesso aos serviços, lugares, informações e bens necessários ao seu desenvolvimento pessoal, social, educacional e profissional.

Marque a sequência correta:




  • V, F, V, F, F

  • V, V, V, V, V

  • V, V, V, V, F

  • V, F, F, V, F

  • V, F, V, V, F