DIFERENÇAS, DEFICIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES NO ATO EDUCATIVO


Conforme apresentado no capítulo em estudo, pessoas com Altas habilidades/ Superdotação representam um público bem heterogêneo e cuja conceituação e compreensão de suas características são igualmente complexas.  Sobre a conceituação e caracterização das AH/SD:

Marque V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas Falsas:

(  ) O conceito de AH/SD se refere a um grupo heterogêneo, com características diferentes e habilidades diversificadas; que se destacam entre os demais grupos por seus interesses, estilos de aprendizagem, níveis de motivação e de autoconceito, características de personalidade e principalmente por suas necessidades educacionais.

(  )  O conceito de AH/SD se refere a quadros que podem ser conceituados como: excepcional, prodígio, gênio, precoce, entre outros termos em conformidade com o meio social e o ideário popular.

(  )  O conceito de AH/SD se refere a pessoas que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, além de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.

(  ) De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 3% a 5% da população brasileira possui altas habilidades e/ou superdotação, AH/SD.

(  ) O conceito de AH/SD se refere a pessoas que apresentam grande facilidade de aprendizagem que os levem a dominar rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes.

Marque a sequência correta:




  • F, F, V, V, V

  • F, F, F, V, V

  • F, F, V, F, V

  • F, V, V, V, V

  • V, F, F, V, V