LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS


Quantas vezes já ouvimos o pressuposto: “líder é nato, não feito”. Os reis acreditavam nessa crença e no direito a uma posição de liderança; chamavam de direito divino dos reis (ou da realeza). Essa crença sobreviveu até a primeira guerra mundial quando muitos castelos Europeus foram destruídos e a força dos reis diminuiu. A teoria genética não pode explicar porque muitos indivíduos chegaram a posições de liderança em organizações e em países sem serem de famílias reais (MONTANA E CHARNOV, 1998). Inúmeras são as teorias que explicam a liderança.

 

Analise as seguintes assertivas:

 

I) A teoria da liderança transformacional caracteriza-se por responder a problemas organizacionais de um modo impessoal, adota decisões racionais, coordena e facilita o trabalho dos outros.

II) A teoria dos traços enfatizava que as qualidades pessoais do líder estavam relacionadas às características da personalidade, as quais poderiam facilitar o desempenho da função de liderança.

III) Na liderança transacional ou tradicional o líder procura identificar potenciais motivações em seus seguidores, procurando satisfazer as necessidades mais elevadas e engajar o colaborador completamente.

 

Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas: 




  • I, II, III.

  • I e II, apenas.

  • II e III, apenas.

  • I, apenas.

  • II, apenas.