EQUIPE E LIDERANÇA DOS RECURSOS HUMANOS


Com base na análise do perfil (tipo) de liderança exercido pelos brasileiros, a revista Você S/A publicou em 29 de novembro de 2018, o artigo sobre as pesquisas que apontam o executivo médio no comando das empresas no Brasil como flexível, relacional entre outros. Na perspectiva de conhecer e analisar acerca do perfil dos líderes brasileiros, leia o trecho do artigo a seguir: [...] em pesquisas com mais de 40.000 executivos brasileiros ao longo dos últimos 20 anos. [...] Pense nos líderes a sua volta, inclusive na política. Três traços culturais sustentam o jeito brasileiro de liderar: a flexibilidade, as relações e o poder, cada um com seu “lado sol” e seu “lado sombra”. Vamos ao primeiro traço, a flexibilidade. Muito valorizado nos períodos de crise ou de necessária mudança, ele se desdobra, como sol, em adaptabilidade e criatividade. Mas fique atento, pois a sombra também pode estar presente: na indisciplina, no não cumprimento de regras simples, de normas, processos e mesmo nas reações contrárias à punição de quem transgride, de quem não cumpre a lei. Como segundo traço, somos relacionais: afetivos, mobilizáveis, facilmente mergulhamos de corpo e alma nos projetos, nos chamamentos que a liderança faz. O lado sol é o engajamento, o comprometimento. E o lado sombra? Vida profissional e vida pessoal se misturam, evitam-se críticas claras, não se quer magoar nem se indispor com o outro, especialmente com o chefe. O conflito, que poderia ser construtivo, gera o sentimento de “ou está comigo, ou está contra mim”. [...] O terceiro traço é o poder. Em pesquisa que realizamos recentemente sobre o exercício do poder, em uma escala de zero a 100 – na qual quanto mais baixo o score mais fortes as características de liderança igualitária e quanto mais alto o score mais aumenta a tendência a traços autocráticos – o score brasileiro é de 75. Estamos, portanto, no mesmo cluster de 40 anos atrás, quando a pontuação era de 69. Disponível em: https://exame.abril.com.br/carreira/qual-o-perfil-dos-lideres-brasileiros/. Acesso em: 19 de dez. de 2018 Mediante o fragmento do texto apresentado, analise as afirmativas e avalie as verdadeiras ou falsas quanto ao perfil dos líderes brasileiros, conforme a seguir:

 

I) Ações conservadoras das práticas imperativas camufladas sob a política inovadora, mediante a flexibilização das interações junto aos liderados de forma superficial, sem alterar o formato do poder decisório no mundo corporativo brasileiro.

 

II) As ações flexibilizadas junto aos liderados igualmente adotadas em relação as demais atividades, sem diferenciação quanto a efetivação de normas e valores, enaltecendo o poder decisório participativo dos sujeitos, seu desenvolvimento profissional e a ampliação das competências profissionais e organizacionais.

 

III) Adota o critério de feedbacks construtivos nas interações junto aos liderados, age de forma igualitária e equitativa, promove a participação em relação das decisões que envolvem o trabalho cotidiano das equipes, apresenta maturidade na gestão de conflitos e estresse no trabalho.

 

Assinale a alternativa correta quanto as afirmativas verdadeiras.




  • II, apenas.

  • II e III, apenas.

  • I, apenas.

  • I, II e III.

  • III, apenas.