LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
A gestão democrática pode ser definida como um processo político no qual as pessoas que atuam na e sobre a escola identificam problemas, discutem, deliberam, planejam, encaminham, acompanham, controlam e avaliam o conjunto das ações voltadas ao desenvolvimento da própria escola, na busca da solução daqueles problemas. Esse processo, sustentado no diálogo, na alteridade e no reconhecimento das especificidades técnicas das diversas funções presentes na escola, tem como base a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar, o respeito às normas coletivamente construídas para os processos de tomada de decisões e a garantia de amplo acesso às informações aos sujeitos da escola.
SOUZA, A. R. Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática.Educação em Revista, Belo Horizonte, v.25,n.03, dez. 2009, p. 125-126 (adaptado).
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I) Na gestão democrática, também denominada de gestão participativa as estruturas são descentralizadas, o que torna os relacionamentos cooperativos uma ferramenta essencial para superação dos conflitos internos nos processos produtivos.
PORQUE
II) A liderança democrátia pressupõe a existência de líderes capazes de orientar pessoas para o desenvolvimento de ações que visem ao cumprimento de objetivos definidos por eles.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.