LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS


Em sua Teoria do Vínculo, Pichon-Rivière (1998) denomina que o   papel se caracteriza por ser transitório e possuir uma função determinada, a qual pode aparecer em uma determinada situação e em cada pessoa de forma particular. Ao longo da vida, muitas personas serão usadas e muitas podem ser combinadas a qualquer tempo; depende do papel que o indivíduo necessita desenvolver. Em uma empresa, de acordo com as relações interpessoais estabelecidas entre os membros de um grupo, o colaborador pode desenvolver o papel de líder, porta-voz, sabotador ou bode expiatório. Diante essas informações, associe a segunda coluna de acordo com a primeira:

 

1.Bode expiatório

2.Líder

3. Sabotador

4.Porta voz

(     ) desvia o grupo da tarefa e dos objetivos comuns a serem alcançados por todos, criando outras necessidades como sendo as mais importantes para o grupo em determinado momento.

(      ) representa as dificuldades do  coletivo,  assumindo  a  culpa  pelo fracasso dos demais integrantes. Geralmente esse indivíduo é hostilizado ou agredido pelos demais integrantes do grupo.

(      ) representa expectativas e ansiedades dos demais integrantes; exaltando o que acontece internamente no grupo.

(      ) é o indivíduo que coordena o grupo; pode ser classificado em autocrático, o laissez-faire ou democrático.

 

Assinale a alternativa que corresponde corretamente a esses papéis:




  • 1, 2, 3, 4.

  • 3, 1, 2, 4.

  • 2, 1, 3, 4.

  • 3, 2, 1, 4.

  • 3, 1, 4, 2.