PALEONTOLOGIA


Leia atentamente o texto abaixo.

Em 2004, cientistas revelaram a impressionante descoberta de fósseis de uma espécie humana até então desconhecida. Os remanescentes encontrados na ilha de Flores, na Indonésia, pertenciam a um hominídeo de apenas um metro de altura que, pela diminuta estatura, foi apelidado de "hobbit", criatura ficcional que aparece nos romances de J.R.R. Tolkien. Dez anos depois, em 2014, pesquisadores encontraram na mesma ilha, fósseis pertencentes aos ancestrais dos hobbits, criaturas ainda menores que viveram no local há 700 mil anos, mais de 500 mil anos antes do que os Homo florensiensis revelados em 2004. A descoberta dá pistas sobre a evolução do Homo floresiensis e soluciona uma dúvida sobre o que poderia explicar a estatura tão pequena da espécie: seriam descendentes do Homo erectus que encolheram ao longo dos anos vivendo na ilha ou teriam eles evoluído de espécies mais primitivas e menores, como o Homo habilis ? O achado revela não apenas que a primeira hipótese é a mais provável, mas também que esse processo de encolhimento provavelmente ocorreu de forma muito rápida em termos evolutivos: ao longo de cerca de 300 mil anos.

Fonte: Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/cientistas-encontram-fossil-inedito-de-ancestral-de-hobbit-de-700-mil-anos.ghtml. Acesso em: 24 mar.2017.

 

Considerando o estudo do capítulo - Paleontologia: desvendando o passado biológico da Terra e correlacionando-o com as informações acima, julgue a veracidade das assertivas a seguir.

 

I) A morte não seletiva é causada por fatores naturais, como envelhecimento, relações como predação, competição e doenças atingindo determinadas faixas de idade dos indivíduos. 

II) A morte não-seletiva, acomete parte da população, e apresenta distinções por faixas de idade. Porém, também é influenciada por catástrofes naturais, como enchentes.

III) O ambiente fluvial é um grande agente transformador da paisagem e dos elementos que se encontram nela como, por exemplo, os restos orgânicos depositados neste espaço.

IV) De acordo com a idade da rocha, pode-se dizer que houve uma superposição de camadas sedimentares, sendo a camada mais baixa, a de idade mais antiga (lei da superposição).

 

As assertivas CORRETAS podem ser reconhecidas em:




  • III e IV apenas.

  • I, II, III e IV.

  • II e IV, apenas.

  • II, III e IV, apenas.

  • I, II e III, apenas.