PALEONTOLOGIA


Parte de toda essa história é contada pelos fósseis. A sucessão de fósseis ao longo dos anos nos ajuda a ter a percepção relativa do tempo. Um exemplo são as rochas Pré-Cambrianas, que não possuem restos de conchas ou carapaças, presentes nos períodos da Era Paleozoica. O que possibilitou a datação das rochas e dos fósseis foi a descoberta, pelo físico Antoine Henri Becquerel (VIDE Figura), do fenômeno da radioatividade e pelos químicos Marie e Pierre Curie de outros elementos radioativos como o polônio e o tório. A desintegração radioativa dos elementos químicos contidos nas rochas e nos fósseis especificou o tempo em que os fenômenos ocorreram.

   FiguraAntoine Henri Becquerel.

Considerando as informações acima e seus estudos sobre o tempo geológico, assinale a assertiva CORRETA.




  • O cloro é utilizado para os materiais orgânicos mais recentes e o potássio é utilizado para datação de rochas mais antigas.

  • O carbono-14 é utilizado para os materiais orgânicos mais recentes e o urânio-238 é utilizado para datação de rochas mais antigas.

  • O potássio é utilizado para os materiais orgânicos mais recentes e o cloro é utilizado para datação de rochas mais antigas.

  • O urânio-238 é utilizado para os materiais orgânicos mais recentes e o carbono-14 é utilizado para datação de rochas mais antigas.

  • O carbono-238 é utilizado para os materiais orgânicos mais recentes e o urânio-14 é utilizado para datação de rochas mais antigas.