ROTINAS TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA


Dentro das relações de trabalho, é certo a possibilidade de um colaborador fazer parte da diretoria sindical de determinada categoria de trabalhadores.

Essa posição de dirigente sindical, leva o trabalhador a estabilidade no emprego.

Analise as alternativas abaixo e responda a correta.




  • A estabilidade do dirigente sindical existe, ainda que haja a extinção da atividade empresarial na base territorial do sindicato.

  • Não há estabilidade durante a candidatura do colaborador para ser dirigente sindical.

  • O empregado que se candidata ao cargo de dirigente sindical durante o período de aviso prévio, indenizado ou trabalhado, tem estabilidade no emprego.

  • O empregado que se candidata ao cargo de dirigente sindical durante o período de aviso prévio, indenizado ou trabalhado, não tem estabilidade no emprego, exceto o suplente.

  • O empregado que se candidata ao cargo de dirigente sindical durante o período de aviso prévio, indenizado ou trabalhado, não tem estabilidade no emprego, inclusive o suplente.