GEOGRAFIA DO TRANSPORTE


O gráfico abaixo apresenta a relação entre os consumos e impactos da mobilidade na Região Metropolitana de São Paulo, por nível de renda familiar, em 1997. Analise:

 

Consumos e impactos da mobilidade na RMSP por nível de renda familiar, em 1997.

 

Fonte: Adaptada de CMSP (1998). In: VASCONCELOS (2013, p. 20).

 

Considerando os dados apresentados na tabela acima, pode-se afirmar que:

 




  • As famílias de renda mais alta apresentam consumo de espaço e energia, e produzem impactos de poluição e acidentes, bem maiores do que as famílias de renda mais baixa.

  • As famílias de renda mais alta e as famílias de renda mais baixa apresentam consumo de espaço e energia, e produzem impactos de poluição e acidentes, muito semelhantes.

  • As famílias de renda mais alta produzem maior poluição e se envolvem mais em acidentes, enquanto as famílias de renda mais baixa apresentam maior consumo de espaço e energia.

  • As famílias de renda mais alta consomem espaço e energia maiores do que as famílias de renda mais baixa, o que não se verifica em relação à produção de poluição e acidentes.

  • As famílias de renda mais alta apresentam maior consumo de espaço e energia, e as famílias de renda mais baixa produzem maior poluição e se envolvem mais em acidentes.