ORGANIZAÇÃO MACRORREGIONAL DO ESPAÇO MUNDIAL


“A bandeira azul, salpicada de estrelas douradas, já pode ser vista junto às bandeiras nacionais de alguns países europeus. É a bandeira da EU – sigla da União Europeia, união econômica e monetária que reúne quinze países da Europa. Em conferências internacionais, a posição da EU substitui a voz individual de seus associados. O valor do euro, moeda única, já vinha expresso nas mercadorias antes mesmo de entrar em circulação em janeiro de 2002. Nenhum bloco econômico atingiu ou pretende, por enquanto, atingir o grau de integração dos países da união Europeia. Foi preciso um longo caminho para chegar a essa situação.

(ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Geografia. São Paulo: Editora Ática, 2003. 251 p.)

 

Considerando o longo caminho histórico que foi necessário para constituição da União Europeia analise as afirmativas abaixo.

 

I-             No dia 18 de abril de 1951, a Alemanha e outros cinco países europeu fundaram a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA ou “Montanunion”), com o objetivo de coordenar a produção de ambos os produtos em nível suprarregional.

 

II-            O acordo assinado a 18 abril de 1951, criava as bases do que acabou se desenvolvendo na Comunidade Econômica Europeia e, mais tarde, União Europeia. Seus fundadores foram Bélgica, Holanda, Itália e Luxemburgo, Alemanha e França.

 

III-          Benelux teve sua criação em 1958 e foi extinta em 1992. A associação foi criada com o objetivo de estabelecer uma política de comércio exterior comum aos três países, que lhe permitisse negociar livremente produtos, trabalhadores, serviços e capital.

 

IV-          O Mercado Comum Europeu foi criado pelo Tratado de Roma, assinado em 1957, e previa que, em doze ou até quinze anos, estaria configurado o mercado comum. O mercado comum foi configurado em meados de 1968.

 

V-           O Tratado de Maastricht foi um marco no processo de unificação europeia, fixando que à integração econômica até então existente entre diversos países europeus se somaria uma unificação política. O resultado mais evidente foi a utilização do termo atual EU.

 

É correto o que se afirma em:




  • II, IV e V, apenas.

  • I e II, apenas.

  • I, II, III, IV e V.

  • II e III, apenas.

  • I, III e IV, apenas.