RECURSOS NATURAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS


A partir do surgimento do ser humano na Terra, o equilíbrio natural entre os seres e seu meio começou a ser alterado. Com o passar do tempo e a intensificação das descobertas e utilização de tecnologias, essa realidade foi sendo ampliada. Isso porque a humanidade é criadora de recursos e, ao mesmo tempo, destruidora do patrimônio que a natureza dispõe e do qual nos apropriamos, muitas vezes, de maneira intensiva, predatória e desequilibrada. Desta forma é CORRETO afirmar que:

(01) Embora o ser humano seja parte da natureza e dela dependa, o que se verifica é uma relação predatória aos recursos naturais, o que demonstra pouca conscientização a respeito das consequências possíveis.

 (02) Os elementos da natureza têm sido utilizados no suprimento das necessidades fundamentais e na facilitação da sobrevivência, desde os povos nômades até a civilização contemporânea. 

 (04) Além da dependência existente entre o ser humano e os recursos naturais, há também uma interdependência entre os próprios recursos, que precisam de certo equilíbrio para manutenção e reprodução da vida no planeta.

 (08) A exuberância dos recursos da flora e fauna brasileiros representou incentivo aos navegantes portugueses que aqui aportaram no século XV, o que ficou registrado na carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei D. Manuel. 

 (32) A sobrevivência humana depende, fundamentalmente, dos recursos bióticos de um ecossistema, mas, poderia viver sem prejuízos se abrisse mão da exploração dos elementos naturais abióticos disponíveis. 

 A SOMA dos números que correspondem às afirmativas corretas é:

 




  • 40

  • 42

  • 13

  • 14

  • 15