RECURSOS NATURAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS


De acordo com os seus conhecimentos sobre as questões ambientais analise as afirmativas abaixo e coloque “V” para as alternativas verdadeiras e “F” para as alternativas falsas. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta.

(   ) Pode-se afirmar que durante praticamente toda sua existência, o homem sempre degradou, em algum grau, a natureza.

(    ) A monocultura da cana-de-açúcar foi uma das grandes responsáveis pelo início do desmatamento no Brasil e inaugurou o grande ciclo de degradação ambiental no país.

(     ) O desenvolvimento de novas tecnologias não possui relação com a quantidade de energia consumida.

(   ) O termo “endêmica” refere-se às espécies animais e/ou vegetais que são encontradas em diversas regiões.

(   ) A floresta tropical possui mais de 15% de suas espécies vegetais e animais catalogadas e apenas cerca de 10% do princípio ativo de suas espécies vegetais são conhecidos pela comunidade científica.

( ) A biotecnologia aplicada à agricultura ou biotecnologia de alimentos busca sua matéria-prima no patrimônio genético da flora e da fauna.

(    ) O bioma Amazônia abrange os estados do Pará, Amazonas, Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima, totalizando 4.871.000 km2 e uma população em torno de vinte milhões de habitantes, sendo que apenas 25% desta população vivem nas cidades.

(    ) Nos últimos tempos, a floresta tropical tem sido atingida, frontalmente, pela prática dos desmatamentos, pelo tráfico da madeira, de plantas medicinais, da fauna, dos recursos minerais. 

A alternativa correta está contida em:





  • F, F, V, F, F, V, F, V.

  • V, V, F, F, F, V, F, V.

  • F, F, V, V, F, V, F, V.

  • V, V, V, F, F, V, F, V.

  • V, V, F, F, F, V, V, V.