Conforme seus estudos realizados referente ao capítulo: Impactos ambientais e processos erosivos em ambientes naturais-, o intemperismo pode acontecer por efeito da ação das águas, ventos, gelos, Sol, abalos sísmicos, etc. Dentro do ciclo das rochas, após o intemperismo vem a erosão. Mas esse processo se torna um problema quando passa a afetar a qualidade do solo, que em casos extremos pode passar por processos de desertificação.
Analise as frases sobre tipo de erosão, e marque aquela em que a associação entre denominação e conceito esteja coerente.
Na erosão laminar ou superficial o solo é removido superficialmente. As partículas mais leves, consideradas as mais férteis, são removidas primeiro.
As voçorocas são processos erosivos de grande magnitude, comuns em regiões de climas úmidos, por isso podendo também ser chamadas de erosão pluvial.
A erosão eólica é provocada por grandes concentrações de enxurradas, quando a água se concentra em alguns pontos do terreno, e depois forma sulcos.
A erosão hídrica configura um processo bastante visível, especialmente em áreas que ventam muito, como as zonas litorâneas do Brasil.
Os sulcos ou canais representam a forma mais avançada da erosão hídrica. É um tipo de erosão causado pelo vento, que age removendo os fragmentos mais finos do solo.