INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL


Na medição de Temperatura com Termo Resistências se utilizam varias técnicas, dentre as mais utilizadas temos a Ponte de Wheatstone. Abaixo um exemplo de sua aplicação com um Elemento Primário a 3  Fios. Qual é a principal premissa de aplicação desta técnica.

 

 




  • O circuito em Ponte de Wheatstone fornece uma tensão inicial que deve ser acrescida à medição, quando ocorre variação de temperatura o sinal satura refletindo no valor medido.

  • O circuito em Ponte de Wheatstone inicialmente é posta em desequilíbrio (V≠0). Quando ocorre variação de temperatura a resistência do sensor varia, equilibrando o circuito de forma proporcional a temperatura, surgindo assim uma tensão no circuito.

  • O circuito em Ponte de Wheatstone inicialmente é posto em equilíbrio (V=0). Quando ocorre variação de temperatura a resistência do sensor varia, desequilibrando o circuito de forma proporcional a temperatura, surgindo assim uma tensão no circuito. É fácil perceber, deste modo, que podemos efetuar a medição da temperatura através da variação de uma resistência da ponte.

  • O circuito em Ponte de Wheatstone segue a regra de divisores de tensão continua. Assim sendo a divisão de tensão sugere a respectiva temperatura.

  • O circuito em Ponte de Wheatstone  tem características de um circuito resistivo em série e  a queda de Tensão ocorre já com a temperatura ambiente, deste modo, que podemos efetuar a medição da temperatura através da variação de uma resistência da ponte.