METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA


Veja o depoimento de Wegner sobre a professora que mudou sua vida: 

“[...] Ela me alfabetizou e, por consequência, me mostrou o maravilhoso mundo das letras, das palavras, e da imaginação.
Ela foi o canal de conexão entre uma simples menina e o maravilhoso mundo dos livros. Me ensinou a sonhar e viajar por entre as páginas mais diversas. Hoje, sou inteiramente grata a ela, porque é por causa dela que tenho essa interminável paixão por meus livros e posso viajar, descobrir e conhecer novos mundos.” (Gabriela Wegner)

                         (Fonte: BLOG da companhia. Acesso em: 29 ago 2016)

Considerando seus estudos, julgue as afirmativas a seguir.

1. A polissemia do texto literário deve ser explorada nos livros e pelo professor, pois ela possibilita múltiplas interpretações, ancoradas no texto.

2. É fundamental enfatizar tanto a individualidade, quanto a coletividade, oportunizando momentos em que os alunos discutam sobre suas leituras.

3. A Literatura, antes de ser fonte de conhecimento, possibilita ao leitor a fruição. Tanto o livro, quanto o professor devem explorar essa dimensão literária.

4. A concentração é necessária ao educando para que possa abstrair do texto literário seus variados sentidos. Nessa perspectiva, o professor deve oportunizar momentos propícios à leitura silenciosa. 

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:




  • 1, 2, 3

  • 1 e 2

  • 1, 2, 3, 4

  • 1 e 4

  • 1 e 3