LINGUÍSTICA IV


As técnicas argumentativas são atividades que o locutor desenvolve para estabelecer a ligação entre as teses de adesão inicial e a tese principal de seu próprio discurso, sempre com o objetivo de convencer ou persuadir o seu interlocutor, o seu auditório.

Existem várias técnicas que podemos empregar em nossos discursos.

Um professor para convencer a cientificidade da sua proposta sobre vida e morte usa uma entrevista de uma bióloga brasileira famosa, apresentada a seguir:

Maqyana Zatz, bióloga, coordenadora do centro de Genoma Humano da USP, diz o seguinte sobre o começo da vida. A sua argumentação se o embrião era um ser humano é a seguinte:

“Não existe um consenso sobre quando começa a vida. Cada pessoa, cada religião tem  um entendimento diferente. Mas, existe, sim, um consenso de que a vida termina quando cessa a atividade do sistema nervoso. Quando o cérebro para a pessoa é declarada morta. Pelo mesmo raciocínio, se não existe vida sem cérebro funcionando, um embrião de 14 dias, sem nenhum indício de células nervosas, não pode ser considerado um ser vivo. Pelo menos não da forma que entendemos a vida. (ZATS, 2008)”. 

Assinale a alternativa correta, pensando em qual  técnica argumentativa esse professor empregou para convencer seus alunos, já que ele parte da declaração de uma cientista famosa. 

É correto o que se afirma em.




  • Argumentação baseada nas contradições.

  • Argumento de autoridade.

  • Argumentação pela ilustração.

  • Argumentação pelo reconhecimento.

  • Argumento pragmático.