LINGUÍSTICA IV
Há na gramática da língua elementos considerados pela Semântica Argumentativa, como não apenas relacionais, mas, sobretudo, responsáveis pelo direcionamento argumentativo. Veja no exemplo “entre os carros de luxo, o carro A não é o melhor, pois não tem o menor preço e nem mesmo quatro airbags!” que a expressão e nem mesmo imprime à argumentação um argumento mais forte, inclusive, apontando para o cliente a possibilidade de não indicar a compra. Esses elementos linguísticos são chamados de operadores argumentativos.
Outros elementos da língua também podem funcionar como operadores argumentativos que são as conjunções coordenativas e subordinativas, os advérbios, dentre outros como, por exemplo, a palavra até.
No dicionário Aulete digital, há as seguintes definições para essa palavra.
1.Indica a distância limite (no espaço) a que se chega ou se quer ou se pode chegar.
2. Designa um tempo limite em que alguma coisa, evento etc. termina ou deve terminar.
3.Indica inclusão; ainda; inclusive; também.
4. Indica o máximo que se pode fazer ou até onde se pode chegar. Dentre outras significações.
Na semântica argumentativa, identifica-se que o até tem a função de assinalar o argumento mais forte de uma escala orientada no sentido de uma determinada conclusão, funcionando, portanto, como operador argumentativo.
Assinale a alternativa em que o até é empregado como operador argumentativo, apontando para um argumento mais forte no sentido de determinada conclusão, inclusive valorizando ou não determinado acontecimento.
Assinale a opção correta.