GESTÃO DA PRODUÇÃO


Mudar é preciso. Vivemos em constante mudança, e quem não muda fica para traz. A Gestão da Produção tem basicamente três estratégias para mudar, a saber:

I – Reengenharia de Processos: é a reformulação radical do processo com o intuito de melhorar drasticamente o desempenho em termos de custo, qualidade, agilidade e serviço. Ela reinventa o processo, não melhora paulatinamente. Ela é como se fosse um remédio amargo para curar de uma vez a doença.

II – Melhoria de Processos: é a reformulação gradual, não radical, do processo como um todo, onde tem-se como lema a melhoria contínua (kaizen), iniciando pelos gargalos, e assim balanceando as capacidades e eliminando os desperdícios existentes.

III – Análise de Processos: se inicia com o entendimento do processo como um todo e nas partes, passa-se posteriormente ao mapeamento do processo, a documentação do mesmo em fluxogramas, e só então se inicia a análise dos defeitos e falhas para elaboração de um diagnóstico.

Com base no exposto, faça uma pesquisa no livro indicado e em outros livros disponíveis na sua biblioteca virtual afim de assinalar corretamente a alternativa que define o que é gargalo.




  • Nenhuma das alternativas

  • Gargalo é tudo que restringe o fluxo produtivo, causando desbalanceamento e desnivelamento das capacidades produtivas

  • Gargalo é uma ferramenta de mapeamento do fluxo do processo produtivo do lean manufacturing

  • Gargalo é a etapa do processo de maior capacidade produtiva instalada

  • Gargalo é a fase do processo onde se concentra o maior número de funcionários