SISTEMAS DE PRODUÇÃO


A questão 24 do ENADE de Engenharia de Produção, aplicado no ano de 2019, apresentou o seguinte texto em seu enunciado:

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou que grande parte dos setores industriais brasileiros está defasado em relação à adoção de tecnologias digitais. Tais setores estão ameaçados de ficarem para trás na corrida tecnológica devido a desvantagens competitivas referentes à quarta revolução industrial, denominada indústria 4.0.

Disponível em: . Acesso em: 15 jun.2019 (adaptado)

De forma geral, há uma percepção de que captar dados e saber usá-los de forma eficiente é o que gera valor, competitividade e redução de riscos nos negócios. Na indústria 4.0, essa percepção é acentuada, pois estamos diante de uma nova era de possibilidades de mineração e processamento de uma grande quantidade de dados disponibilizados em nuvem. Mas temos que questionar o que eles nos permitem fazer, quais modelos de negócios podemos criar e quais propósitos atingir para atender às necessidades e exigências dos clientes, o que continuará sendo essencial em qualquer tipo de negócio.

Disponível em: . Acesso em: 18 jun.2019 (adaptado)

A partir das informações apresentadas e considerando as principais tendências da indústria 4.0, avalie as afirmações a seguir e marque a alternativa incorreta.




  • Internet das coisas, computação em nuvem, impressoras 3D, mineração de dados e a utilização de robôs como uma tecnologia acessível para realização de tarefas manuais, são características da 3ª Revolução Industrial que trouxe avanços significativos com a utilização de computadores e da automação.

  • A conectividade de softwares, aplicativos e outros tipos de plataformas digitais é característica fundamental para que haja uma gestão eficiente de dados.

  • A quarta revolução industrial implica a formação de um sistema de produção com um exponencial avanço na digitalização de informação e comunicação, e na utilização adequada dos recursos trazidos pelos rápidos avanços da área tecnológica.

  • Como forma de melhoria de processos, a tendência de automatizar cada vez mais os processos produtivos, permenece como forte  tendência da indústria 4.0.

  • A quarta revolução industrial impacta tanto nas formas de produção quanto nos modelos de trabalho, que passam a exigir especialidades profissionais diferentes das tradicionais, postos de trabalho serão eliminados e muitos novos serão criados.