Os principais pressupostos do Sistema Toyota de Produção (STP) são a eliminação do desperdício de tempo, matéria-prima e recursos materiais e humanos. Além disso, o foco na qualidade é um dos pilares na linha produtiva desse sistema.
Considerando essas informações, qual das alternativas a seguir está correta sobre o STP?
Just in Time, é uma ferramenta vinda do STP em que deve-se ter disponíveis os materiais, os ferramentais e os equipamentos necessários para produção, eliminando desperdícios e proporcionando uma produção enxuta.
A produção enxuta preconiza que não se deve perder tempo e investir recursos com processos de inspeção de qualidade, pois isso reduz a eficiência.
Uma das formas de eliminar o desperdício é por meio do Just in Time, que consiste em manter grandes estoques de matéria-prima para que a produção ocorra sem interrupções.
Para evitar o desperdício de tempo, uma das recomendações do toyotismo é produzir grandes quantidades do mesmo produto, pois grandes estoques impactam a qualidade do produto junto ao consumidor.
Para fabricar com qualidade e de forma enxuta, é necessário ter estoques suficientes ou até em excesso a fim de evitar atrasos de retrabalho. Estoques sempre abastecidos é sinônimo de eficiência.