SISTEMAS DE PRODUÇÃO
(ENADE 2019) Pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou que grande parte dos setores industriais brasileiros está defasado em relação à adoção de tecnologias digitais. Tais setores estão ameaçados de ficarem para trás na corrida tecnológica devido a desvantagens competitivas referentes à quarta revolução industrial, denominada indústria 4.0.
Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2019 (adaptado).
De forma geral, há uma percepção de que captar dados e saber usá-los de forma eficiente é o que gera valor, competitividade e redução de riscos nos negócios. Na indústria 4.0, essa percepção é acentuada, pois estamos diante de uma nova era de possibilidades de mineração e processamento de uma grande quantidade de dados disponibilizados em nuvem. Mas temos que questionar o que eles nos permitem fazer, quais modelos de negócios podemos criar e quais propósitos atingir para atender às necessidades e exigências dos clientes, o que continuará sendo essencial em qualquer tipo de negócio.
Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2019 (adaptado).
A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A indústria 4.0 trouxe o conceito de coleta, tratamento e mineração de dados (data mining) e tornará obsoletos os modelos de negócios tradicionais que não a adotarem.
II. A dinâmica competitiva tende a selecionar as empresas que se adaptam melhor e mais rápido às exigências do mercado, e alguns setores industriais brasileiros podem ficar para trás nessa corrida tecnológica.
III. Novos modelos de negócio, como as fintechs e os bancos digitais, que operam serviços mais ágeis via internet e aplicativos de celular, têm inserido inteligência artificial no atendimento virtual aos clientes.
IV. A computação em nuvem (cloud computing) amplia a capacidade analítica de tomada de decisão dos gestores, fortalecendo as vantagens competitivas das empresas e dos setores industriais.
É correto apenas o que se afirma em.