RECURSOS NATURAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS
A erosão é um importante processo natural que contribui para a formação dos relevos. No entanto, ele pode ser prejudicial e provocar destruição de solos e águas. A intensidade do escoamento superficial de um ambiente depende de fatores como declive do terreno, densidade da vegetação, espécies no e sobre o solo, idade do terreno, quantidade de serrapilheira, estrutura do solo, queimadas, entre outros.
Com base nesse assunto fazem-se as seguintes afirmações:
I. A velocidade do escoamento superficial é extremamente elevada em ambientes de floresta, facilitando o transporte do material em suspensão e a erosão do solo.
II. Quando o plantio é alinhado há grande perda de solo, apesar da cobertura vegetal de gramíneas que geralmente acompanha o cultivo, também chamadas de capim.
III. A aplicação de práticas agrícolas, em geral, deixa a superfície desprotegida, à medida que dificulta a infiltração da água no solo, se comparado à cobertura arborícola, por exemplo.
IV. O uso de técnicas de “curva de nível” propicia o aparecimento de processos erosivos por escoamento superficial, sendo mais aconselhável o plantio alinhado (verticalmente).
V. O “terraceamento”, técnica agrícola utilizada em terrenos muito inclinados, reduz as perdas de solo por erosão e previne as voçorocas.
Dentre as alternativas abaixo, assinale a CORRETA: