RECURSOS NATURAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS
Janeiro registra 430 km² de desmatamento na Amazônia, novo recorde para o mês.
A Amazônia volta a registrar volume recorde de desmatamento. Entre 1º e 31 de janeiro, 430 quilômetros quadrados de floresta nativa foram desmatados. É o mesmo que abrir 430 campos de futebol na mata, em apenas um mês. São números oficiais, coletados pelo sistema de satélite Deter, do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O volume representa um aumento explosivo em relação ao mesmo período do ano passado, com alta de 418% em relação a janeiro de 2021, mesmo considerando que tenha chovido mais na região neste ano.
Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2022/02/11/janeiro-registra-430-km-de-desmatamento-na-amazonia-novo-recorde-para-o-mes.htm?. Acesso em 21/02/22.
As consequências do desmatamento são devastadoras de maneira geral. Assinale a alternativa, que melhor completa as lacunas abaixo, na sequência correta:
O desmatamento contribui significativamente para a perda da ________________, acelera o processo de ________________, além de favorecer o processo de _______________, que pode ser provocado por este e por vários outros _________.