COMPLEXOS AGROINDUSTRIAIS I


De acordo com a FAO (agência das Nações Unidas preocupada em erradicar a fome), 54% do desperdício de alimentos no mundo ocorre na fase inicial da produção, que é composta pela manipulação pós-colheita e pela armazenagem. Os outros 46% do desperdício, de acordo com a mesma fonte, ocorrem nas etapas de processamento, distribuição e consumo.

 

Sobre o desperdício de alimentos analise as assertivas abaixo e escolha a alternativa correta correspondente.

 

I. Há duas formas de desperdício de alimento, a primeira está relacionada ao desperdício não intencional, ou “perda”, observado principalmente nos países em desenvolvimento, pela falta de equipamentos, transportes e infraestrutura adequada à produção agrícola.

II. A segunda forma de desperdício está relacionado ao descarte do alimento em função de padrões estéticos ou pela compra em excesso, muito comum aos países ricos que prezam pela mesa farta.

III. O Brasil está entre os dez países que mais desperdiçam alimentos em todo o mundo, com um montante de aproximadamente 30% da sua produção agrícola.

IV. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa agropecuária – Embrapa, o desperdício está presente em toda a cadeia, correspondendo: 10% ao campo, 50% ao manuseio e transporte, 30% a comercialização e 10% ao varejo e consumidor final.

 

Estão corretas:




  •  

    Apenas II e III.

  •  

    Apenas I e II.

     

  • I, II, III e IV.

     

  •  

    Apenas III.

     

  •  

    Apenas I.