COMPLEXOS AGROINDUSTRIAIS I


O termo Complexo Agroindustrial tem sido utilizado para rotular articulações entre os setores agrícola e industrial que vêm ocorrendo na agricultura brasileira. Para efeito de nossa análise, consideraremos duas concepções que são propostas a partir da noção de Complexo Agroindustrial:

 

1. Aquela em que ele é visto como parte de uma estrutura maior e conformada pelos complexos industriais de toda a economia. Nesse sentido, resultaria para fins de análise em um "macro" Complexo Agroindustrial composto por vários sistemas e cadeias agroindustriais (MACHADO FILHO et al, 1996) ou complexos particulares (MÜLLER, 1982c).

 

2. Aquela em que ele está associado à proposta da existência de vários Complexos Agroindustriais (KAGEYAMA et al, 1987): os denominados "micro" Complexos Agroindustriais (SILVA, 1991), que para estes autores, resultam da passagem dos complexos rurais aos complexos agroindustriais.

 

Levando-se em consideração concepções do complexo agroindustrial citados acima, julgue as assertivas abaixo em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta.

(___) Estas duas concepções balizam as investigações de vários pesquisadores que têm se dedicado à análise do processo de industrialização da agricultura a da formação do Complexo Agroindustrial no Brasil.

(___) Há uma premissa inicial de que ocorrem relações intersetoriais entre agricultura-indústria. A análise insere as relações agricultura-indústria na perspectiva da absorção de inovações tecnológicas na agricultura e nesse contexto o setor agrícola estaria inserido em complexos industriais balizados em seus dois extremos por setores industriais oligopolizados: a indústria para a agricultura e a indústria da agricultura - processadora da matéria-prima agrícola - agroindústria - (denominado de setor a montante da agricultura). Teríamos assim articulações entre a indústria a jusante, a agricultura e a indústria a montante.

(___) Nesse processo considera-se que a agricultura teria perdido o seu antigo caráter autônomo e também a capacidade de decisão dos grupos sociais rurais envolvidos nesse processo. Kautsky (1980), em seu livro A Questão Agrária, afirma que o camponês deixa de ser o senhor na sua exploração agrícola.

(___) Kautsky (1980), em seu livro A Questão Agrária, também afirma que a indústria acaba por vencer a agricultura, se torna uma mola propulsora para a evolução agrícola.

(___) Outra ideia central que norteia as investigações destas concepções é a de que a constituição do Complexo Agroindustrial no Brasil é recente e remonta à década de setenta com a industrialização da agricultura (agricultura articulada com ramos industriais a montante e a jusante, ramos estes instalados no país) e a consequente formação do Complexo Agroindustrial no Brasil.




  •  

    V; F; F, V; V.

     

     

  •  

    V; V; F; F, V.

     

     

  • V; F; V; V; V.

     

     

  •  

    V; V; V; V, V.

     

  •  

    F; F; V, V; F.