COMPLEXOS AGROINDUSTRIAIS I


Considere as afirmativas abaixo sobre o MATOPIBA e julgue os itens em verdadeiros ou falsos. Escolha a alternativa correspondente.

(___) Formada por terras do Sul do Maranhão, de todo o território do Tocantins, do Sul do Piauí e do Oeste da Bahia, a região do Matopiba consolida-se como a mais nova fronteira agrícola do país. Próxima dos portos de Belém, de São Luís, de Pecém (CE) e de Suape (PE), a região caracteriza-se pelo baixo preço das terras e pela uniformidade do clima, do solo e do relevo, que facilitam a mecanização agrícola e têm atraído cada vez mais agricultores.

(___) Considerado como um novo "eldorado" para o agronegócio no Brasil, o estado de Tocantins apresenta novas oportunidades ao cultivo de commodities agrícolas, por sua localização e características de seu território, consideradas estratégicas para a competitividade da produção agrícola voltada à exportação.

(___) A disponibilidade de terras a baixo custo, se comparadas com outras regiões, e as estruturas técnicas recentemente instaladas, configuram as condições materiais necessárias para que os sistemas agrícolas modernos se desenvolvam no estado. Além dessas características, Tocantins possui grande potencial energético, mineral e hídrico, que podem atender as demandas do agronegócio.

(___) A agricultura do Estado do Piaui esteve vinculada, em sua grande maioria, à subsistência, no entanto, nos últimos anos essa atividade alcançou uma configuração voltada para a comercialização da produção. Mesmo assim, os níveis de produtividade ainda são modestos e não conseguem sequer suprir as necessidades internas de consumo. Dentre as várias culturas desenvolvidas ao longo do território piauiense, as de maior destaque são: milho, feijão, arroz, mandioca, algodão, cana-de-açúcar e soja (culturas temporárias), incluindo ainda a produção de manga, laranja, castanha de caju e algodão.

(___) A economia maranhense atualmente se baseia na indústria de transformação de alumínio, alimentícia, madeireira, extrativismo (babaçu), agricultura (soja, mandioca, arroz, milho), na pecuária e nos serviços. A agricultura e a pecuária são atividades importantes na economia do Maranhão, além da pesca, que lhe dá a liderança na produção de pescado artesanal do país. A economia da Bahia é baseada na agropecuária, na indústria e no turismo. Os principais produtos agropecuários são a soja, a cana-de-açúcar, o cacau e a carne de gado bovino.




  •  

    V, F, V, V, V.

     

  • V, V, V, V, V.

     

  •  

    V, V, V, F, V.

  •  

    V, V, V, F, F.

     

  •  

    V, V, F, F, V.