COMPLEXOS AGROINDUSTRIAIS I


Considere a Figura 2 abaixo, julgue os itens em verdadeiros ou falsos e faça a escolha da alternativa correspondente.

Figura 2. Relações entre atores que integram uma cadeia agroindustrial.

 

Fonte: Alencar (2000).

 

(___) A Figura 2 coloca em relevo relações que podem se estabelecer entre os atores sociais que integram um dado complexo e fornece os elementos gerais para a discussão dessas relações no interior e fora de uma cadeia.

 

(___) A base da Figura 2 representa o esquema geral de uma cadeia agroindustrial, formada pelos setores a montante, agropecuário e a jusante.

 

(___) A linha que envolve estes setores representa a possibilidade de formação de conglomerados empresariais em que uma holding controla empresas situadas em diferentes setores, inclusive no agropecuário.

 

(___) Os investimentos diretos na produção agropecuária não são grandes, uma vez que as agroindústrias que necessitam garantir o suprimento e a qualidade da matéria-prima que utilizam preferem assegurá-los por meio de contratos com os produtores, uma forma mais econômica do que o investimento direto na produção. É por essa razão que, na Figura 2, a linha que caracteriza o conglomerado aparece pontilhada ao circundar o setor agropecuário.

 

(___) A presença de conglomerados no interior de uma cadeia é um indicador da magnitude dos atores sociais com os quais os agricultores e suas organizações interagem. Além disso, os atores localizados a montante e a jusante podem ocupar posições na estrutura de mercado, as quais lhes permitam maior capacidade de negociação de preços do que os agricultores.

 




  •  

     

    V, V, F, F, V.

     

  •  

     

    V, V, V, F, F.

     

  •  

     

    V, F, V, V, V.

     

  •  

    V, V, V, V, V.

     

  •  

    V, V, V, F, V.