DIFERENÇAS, DEFICIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES NO ATO EDUCATIVO
De acordo comRenzulli (2004), para promover a inclusão escolar dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação, faz-se necessário, abranger todos os envolvidos a planejarem novas diretrizes. Nesse sentido, o autor destaca aspectos e reflexões fundamentais, tais como:
Marque a única afirmativa INCORRETA:
Desenvolvimento de metodologias de ensino que priorizem a pesquisa e estudos autônomos com a valorização dos seus centros de interesses, otimizando e ampliando as habilidades em determinadas áreas.
A oferta de formação continuada dos professores na implantação de propostas para garantia da acessibilidade desses estudantes aos saberes, em condições favoráveis e participação ativa nas diversas situações educacionais, nos diferentes contextos escolares e para a eliminação das barreiras.
Um ambiente pedagógico precisa ser flexível e problematizador, incluir materiais de consulta diversificado impresso e/ou eletrônico, dentre outros.
Oferecer um programa de aceleração dos conteúdos, com currículo próprio e ações educacionais diferenciadas e favorecer atitudes culturais na escola.
O acesso ao conhecimento pode ser propiciado com atividades extras, desafiadoras, problematizadoras conforme metodologia ativa de aprendizagem e sistemas de monitoria (aulas invertidas).