DIFERENÇAS, DEFICIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES NO ATO EDUCATIVO


Sobre a surdez vimos que os estudos sobre a educação de pessoas com surdez se dividem em três abordagens distintas: a oralista, a comunicação total, e o bilinguismo. Nesse sentido é CORRETO afirmar que:

A – A abordagem oralista prioriza o uso da voz e da leitura labial para as pessoas com surdez (PS), na vida social e na escola. Foi considerado oficialmente o único método a ser utilizado na escolarização da pessoa com surdez, mundialmente desde 1880, tanto na escola comum ou especial.

B - O sucesso da abordagem oralista começa a ser observado, por priorizar a utilização da língua da comunidade ouvinte, com metodologias, estratégias e processos educacionais centrados na reabilitação.

C – A abordagem da Comunicação Total defendia o uso de qualquer recurso disponível para a comunicação, como a linguagem oral, leitura labial, gestos, amplificação sonora, leitura e escrita, com ênfase nas interações sociais em que as pessoas com surdez deveriam se comunicar naturalmente, desvalorizando a língua de sinais.

D - A abordagem bilíngue está fundamentada no reconhecimento de que a pessoa com surdez vive numa condição bilíngue, isto é, convive no dia a dia com duas línguas, a língua gestual da comunidade surda e a língua oral da comunidade ouvinte de seu país.

E - A abordagem da Comunicação Total tem como objetivo capacitar para a utilização de duas línguas, LIBRAS e Língua Portuguesa (no caso do Brasil), com a finalidade de se comunicarem oralmente tanto na escola, como em todos os contextos sociais.

Marque a sequência de afirmativas corretas:




  • A, B e C apenas

  •  B, C e D apenas

  • A, C, e D apenas

  • A, B, C, D e E

  •  B, D e E apenas