DIFERENÇAS, DEFICIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES NO ATO EDUCATIVO


Em se tratando do estudante com Deficiência Física, a autora Alves (2006) descreve algumas atribuições do professor do AEE, dentre elas, EXCETO:




  • Promover a inserção dos recursos de tecnologias de informação e comunicação no espaço da sala de aula; Realizar adequação de material didático pedagógico para atender as necessidades dos alunos.

  • Operacionalizar as complementações curriculares específicas necessárias à educação dos estudantes com deficiência física no que se refere ao manejo de materiais adaptados e à escrita alternativa, (quando necessário), às vivências de mobilidade e acesso a todos os espaços da escola e atividades da vida diária, que envolvam a rotina escolar, dentre outras.

  • Introduzir o aluno no aprendizado da informática acessível, identificando qual o melhor recurso de tecnologia assistiva que atende às suas necessidades, considerando a sua habilidade física e sensorial atual, e capacitá-lo para o uso independente do computador.

  • Orientar o professor da classe comum sobre estratégias que favoreçam a autonomia e o envolvimento do aluno em todas as atividades propostas ao grupo.

  • Orientar o professor quanto ao uso da metodologia da Educação Física Adaptada e prescrever aos alunos adaptação para o uso de próteses, de membro superior ou inferior.