DESENVOLVIMENTO BIOPSICOMOTOR E SOCIAL DA CRIANÇA
“O esquema corporal diz respeito à consciência que temos do próprio corpo, de suas partes, dos movimentos corporais, das posturas e das atitudes. A imagem do corpo representa para o ser humano uma forma de equilíbrio que, como núcleo central da personalidade, se organiza em um contexto de relações mútuas do organismo e do meio. Sendo assim, podemos dizer que o esquema corporal é a comunicação que a pessoa tem consigo mesma e com o meio. É um elemento básico, indispensável para a formação da personalidade – um dado mais concreto, real e permanente que a criança possui, ponto de referência para qualquer aprendizagem. Esse esquema possibilita o desenvolvimento de habilidades motoras, espaciais e temporais da criança – é base para todos os outros elementos. A caracterização da percepção do esquema corporal pela criança, dos 3 aos 12 anos, é classificada em três etapas: 1ª etapa – corpo vivido; 2ª etapa – corpo percebido ou descoberto; 3ª etapa – corpo representado.” (OLIVEIRA, 2016, p. 12).
Sobre a etapa da caracterização da percepção do esquema corporal pela criança, Corpo vivido - (até 3 anos), leia as afirmativas abaixo e assinale V para verdadeiras ou F para falsas:
( ) Maior domínio do corpo, maior dissociação dos movimentos, a criança adquire uma maior coordenação.
( ) Ao final dessa fase o “EU” se torna unificado e individualizado.
( ) Momento de exploração do meio e predomínio da inteligência sensório-motora.
( ) Programação mental de ações em pensamentos, a imagem do corpo passa a ser antecipatória e não mais reprodutora, a criança revela um grande trabalho mental.
( ) Organização do esquema corporal devido a maturação da função de interiorização, essa organização auxilia a criança a desenvolver uma percepção centrada em seu próprio corpo.
( ) Nessa fase a criança é capaz de criar pontos de referência exteriores a seu corpo.
A sequência correta está contida em: