As áreas de conhecimentos básicos de um currículo de engenharia devem compor 30% do currículo do curso. A mecânica dos sólidos, uma das disciplinas básicas do currículo de engenharia, é útil ao engenheiro:
Para compreender as reações químicas que permitam que ele consiga prever comportamentos, corrosões e geração de eletricidade.
Para permitir o conhecimento profundo do deslocamento da matéria nas suas soluções através do estudo da matéria, quantidade e movimento de energia.
Para entender a mecânica de funcionamento do nosso universo e para que seja possível desenvolver, juntamente com a matemática, modelos matemáticos de comportamento ou previsão.
Para compreender o comportamento dos circuitos elétricos, dos componentes básicos lineares e não lineares, de eletrônica fundamental e de equipamentos elétricos.
Para estudar os corpos formados por partículas que impõem entre si restrições de movimento e que provocam deformações permanentes ou temporárias. Seu estudo normalmente está relacionado à conteúdos de física, matemática e ciência dos materiais.