GESTÃO E GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO


Segundo Peixoto et. al (2012), o Cobit possui um modelo para classificar o nível de maturidade em uma governança de TI das organizações e esta classificação possui seis níveis, de “0” a “5”.

 

Neste contexto, avalie as asserções a seguir.

 

I – As atividades básicas são desempenhadas, segundo um processo bem-definido, seguindo padrões adotados por toda a organização.

II – Metas de desempenho baseadas nos objetivos do negócio são quantitativamente estabelecidas.

III – Quando prazos que não podem ser ultrapassados são impostos, as funcionalidades e a qualidade do produto são frequentemente comprometidas para que o cronograma seja cumprido.


Assinale a alternativa que apresenta características em conformidade com os níveis de maturidade, em conceito e ordem corretos, considerando as descrições acima I, II e III, respectivamente.




  • Nível de Maturidade – “0” – INEXISTENTE, Nível de Maturidade – “4” – GERENCIADO e Nível de Maturidade – “5” – OTIMIZADO, respectivamente.

  • Nível de Maturidade – “0” – INEXISTENTE, Nível de Maturidade – “2” – REPETITIVO e Nível de Maturidade – “4” – GERENCIADO, respectivamente.

  • Nível de Maturidade – “3” – DEFINIDO, Nível de Maturidade – “4” – GERENCIADO e Nível de Maturidade – “5” – OTIMIZADO, respectivamente.

  • Nível de Maturidade – “3” – DEFINIDO, Nível de Maturidade – “5” – OTIMIZADO e Nível de Maturidade – “0” – INEXISTENTE, respectivamente.

  • Nível de Maturidade – “1” – INICIAL, Nível de Maturidade – “3” – DEFINIDO e Nível de Maturidade – “5” – OTIMIZADO, respectivamente.