BIOLOGIA EVOLUTIVA


Leia o resumo a seguir, intitulado: Aristóteles e o sentido político da comunidade ante o liberalismo, de autoria de Cesar Augusto Ramos.

O caráter comunitário da filosofia de Aristóteles resulta das diversas formas de análise da política que o filósofo apresenta na articulação dos seguintes aspectos: a tese de que o ser humano é um animal político; o modo como esta é realizada na comunidade política, na qual o logos se manifesta como atividade discursiva compartilhada; o cultivo de determinadas virtudes ético-políticas presentes na convivência humana, sobretudo, a amizade; a autossuficiência do cidadão e o seu vínculo com a autarquia da comunidade política. A retomada de um moderno conceito de comunidade, na tentativa de reatualizar os princípios gerais do comunitarismo aristotélico, pode ser compatível com determinadas teses liberais, sobretudo a questão da liberdade (autonomia) individual e o fato do pluralismo ético e político nas sociedades modernas.

Fonte: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-512X2014000100004. Acesso em: 15 out.2016.                   

Figura: Aristóteles.

O filósofo valorizava a inteligência humana, única forma de alcançar a verdade. Aristóteles foi essencialmente um homem de cultura, de estudo. Para ele:




  • existe uma gradação completa na natureza. O estágio mais abaixo é o inorgânico. O orgânico surgiu do inorgânico por metamorfose direta.

  • existe uma gradação completa na natureza. O estágio mais abaixo é o orgânico. O inorgânico surgiu do orgânico por metamorfose direta.

  • existe uma gradação incompleta na natureza. O estágio mais abaixo é o orgânico. O inorgânico surgiu do orgânico por metamorfose direta.

  • o uso frequente e contínuo de qualquer órgão o desenvolve e aumenta, ao passo que seu desuso permanente o enfraquece até, finalmente desaparecer.

  • existe uma gradação incompleta na natureza. O estágio mais abaixo é o inorgânico. O orgânico surgiu do inorgânico por metamorfose direta.