ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA


O físico alemão Albert Einstein até a idade de três anos, ele não falou uma única palavra. Aos nove, tinha ainda tantas dificuldades de se expressar que seus pais temeram que pudesse ser retardado mental. Na escola, um professor profetizou que ele não seria nada na vida. Com apenas 26 anos, porém, publicaria sua Teoria Especial da Relatividade - uma das mais extraordinárias revoluções da história das idéias.  (ALTAVINI, Rafael Bernardes. .Albert Einstein. Disponível em  http://www.fem.unicamp.br/~em313/paginas/person/einstein.htm acesso em 04 de fev. 2021). 

 

De acordo com o texto acima, Freitas (2006, p. 157), acredita que “o educando pode ter sua capacidade estimulada. Isso, depende de o educador transmitir a seus alunos confiança para que eles efetivamente se expressem nas aulas. 

Diante do que foi exposto no texto acima, como o professor de matemática deve proceder em suas aulas?

 

  1. Utilizar estratégias e materiais variados, desafiando o aluno e oportunizando o desenvolvimento cognitivo;
  2. Criar situações-problema, envolvendo os conceitos matemáticos estudados, relacionando-os com as situações cotidianas;
  3. Atuar nas aulas de matemática, com objetividade e clareza, demonstrando a importância dessa disciplina no dia a dia da sociedade.
  4. Evidenciar a presença da matemática em diversas situações como: jornais, revistas, panfletos de propaganda, dentre outros. 

É correto o que se afirma em:

 




  • 1 e 4 apenas.

  • 1, 2, 3 e 4

  • 1 apenas.

  • 1, 2 e 3 apenas.

  • 2 e 3 apenas.