EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS


Uma rotina voltada para a formação do grupo deve contemplar um espaço diário para conversas. É muito comum, em classes de EJA, que os alunos iniciem conversas sobre os mais diferentes temas. Não podemos esquecer que a escola é, para estes homens e mulheres, também um espaço de sociabilidade.

Além disso, se falamos de jovens e adultos, falamos de pessoas com opiniões acerca dos mais diferentes assuntos e que, por essa razão, têm muito o que dizer, especialmente a respeito do mundo social. Estamos falando das rodas de conversa, bem como seus diversos temas e propostas que o(a) professor(a) pode trazer para para  enriquecer as aulas.

Levando em conta o aprendizado significativo propiciado por meio das rodas de conversa, analise as asserções a seguir.

 

I -  As rodas de conversa propiciam uma aprendizagem significativa e se mostraram uma estratégia política libertadora, uma vez que nesse espaço suas vozes e opiniões se legitimam na escuta e no diálogo horizontal.

 

II- As rodas de conversa propiciam a seus participantes, apesar da defasagem em relação aos seus estudos, pensamento crítico acerca de seu futuro, visão própria sobre seu processo de formação e o desejo de uma educação de qualidade, voltada aos seus interesses.

 

III- A horizontalidade, o diálogo, o respeito mútuo, a escuta atenta e respeitosa e a partilha de saberes são fundamentais nas rodas de conversa. No entanto, apesar de atender a esses requisitos o professor precisa priorizar os conteúdos previstos na grade curricular e utilizar as rodas de conversa comente quando houver tempo disponível.

 

 

Assinale a alternativa correta.




  • I e II apenas

  • III apenas

  •  II apenas

     

  • I, II e III

     

  • I e III apenas