Fazer a estimativa de custos em um projeto tem como objetivo verificar os recursos necessários para executar as atividades do projeto. Neste caso podemos afirmar que o custo é a remuneração dos fatores de produção (mão-de-obra, capital, máquinas, instalações, materiais e serviços) utilizados na preparação e execução de um processo produtivo, e este custo é o valor expresso em moeda corrente correspondente à realização de atividades, serviços ou mercadorias consumidas. Sobre a estimativa de custos em um projeto podemos afirmar que:
Considerando o objeto deste processo, a estimativa de custos parte da finalização de modelos de projetos que venham a explicar o cenário, empregando parâmetros conhecidos.
Só existe uma estimativa de custos do projeto, no momento do ciclo de vida do projeto com objetivo fixo e por isso não são utilizadas diversas técnicas e ferramentas para estimas tais custos.
Não existe uma estimativa de custos do projeto, existem várias estimativas que são feitas em momentos distintos do ciclo de vida do projeto com objetivos diversos e por isso são utilizadas diversas técnicas e ferramentas para estimas tais custos.
A elaboração de estimativa de custos são falsas e não existindo nos projetos.
Considerando o objeto do processo, os custos dos recursos e serviços são informações que não devem ser conhecidas ou identificadas inicialmente, partindo apenas do pressuposto que a EAP determinará o conjunto total de custos.