FUNDAMENTOS DO AGRONEGÓCIO
Sobre os conceitos de sustentabilidade podemos afirmar que:
I. O conceito de sustentabilidade tem sido muito discutido e, acima de tudo, muito mal empregado; é visto frequentemente mais como uma estratégia de marketing do que como uma meta a ser alcançada. Neste espaço, sem fechar questão quanto a outras formas de entender a sustentabilidade, propomos um conceito que procura ligar vários de seus componentes: os sociais, ambientais, econômicos e os culturais.
II. Esses componentes podem ser agregados pela ideia da sustentabilidade, vista como a busca pela qualidade de vida das atuais e das futuras gerações de todas as espécies que hoje dividem conosco o planeta. É preciso que a espécie humana contenha suas ambições e aceite os limites ambientais que são colocados com o intuito de preservar a qualidade de vida das outras espécies.
III. Adotando-se este conceito, que inclui o direito à qualidade de vida das demais espécies, a perspectiva de sustentabilidade não pode ser medida apenas mediante a utilização de indicadores de desenvolvimento humano, pois este não considera os índices de desenvolvimento de outras espécies. É necessário coordenar nossas necessidades com as necessidades das demais espécies, para gerar um índice de desenvolvimento global, ou planetário, ou ecológico.
IV. O debate sobre desenvolvimento deve envolver não só a questão ambiental relacionada com as necessidades humanas, mas todos os aspectos dos ecossistemas percebidos como igualmente importantes para sermos o mais sustentáveis possível. Para tanto, podemos em cada local indagar quais seriam os melhores indicadores de sustentabilidade ecológica e transformá-los em guias para nossas decisões quanto à direção a tomar. Sob este prisma, certamente muitos dos países chamados desenvolvidos apresentariam índices de desenvolvimento ecológico muito baixos, já que, do ponto de vista ecológico, entre eles se encontram os principais destruidores do ambiente global, ou seja, os que mais afetam o planeta como um todo. Pois não existe efeito ambiental que se limite a afetar apenas o local onde esteja ocorrendo.