MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I


(Cód. de Cadastro 40263.00024)Segue um trecho do artigo científico Argilas especiais: o que são, caracterização e propriedades, publicado na revista Química Nova, Vol. 30, No. 1, 146-152, 2007 (Antonio C. Vieira Coelho e Pérsio de Souza Santos):
“É conveniente apresentar preliminarmente algumas definições fundamentais para que se torne mais precisa a descrição das características estruturais em que se baseou o desenvolvimento das Argilas Especiais atualmente existentes. Mineral é um elemento ou composto químico inorgânico que é normalmente cristalino e que se formou como resultado de um processo geológico; portanto, um mineral tem composição química e propriedades cristalográficas bem definidas. Rocha é um agregado de cristais de um ou mais minerais. O nome de um mineral deve terminar em “ita” e o de uma rocha em “ito”, segundo a IMA – “International Mineralogical Association”. Nomes tradicionais de minerais e de rochas anteriores à nomenclatura da IMA foram mantidos, como por ex.: quartzo (mineral); caulim e bentonita (são nomes de rochas e também de argilas). Por outro lado, é usual, especialmente por leigos e profissionais da indústria, chamar a rocha pelo nome do mineral. Um exemplo é o nome talco (mineral), que também é usado para designar a rocha rica no mineral talco; nesse caso, infelizmente, o nome talcito (que seria o correto) nunca foi usado. Ainda para esse caso, a melhor solução seria usar a expressão “rocha talcítica”, que também não é utilizada”.
Este artigo fala sobre as argilas, matéria-prima fundamental no processo de fabricação de muitos materiais utilizados na construção civil. Sobre esta matéria-prima, considere as afirmações.


I) Conjunto de minerais compostos, principalmente, de silicatos de alumínio hidratados se originando da decomposição de rochas feldspáticas.
II) De acordo com o depósito em que a argila foi extraída, elas recebem diferentes classificações. As argilas são chamadas sedimentar quando o depósito ocorre no próprio local onde houve a decomposição da rocha, e residuais quando o depósito fica distante do local onde se encontrava a rocha.
III) Segundo Ribeiro; Pinto; Starling (2002) são vários os tipos de argila, porém os que são mais usados para a fabricação de revestimentos cerâmicos são: a argila vermelha, a argila branca, a argila fundente e a argila plástica.
IV)A argila vermelha, na sua composição química, tem maior teor de óxido de ferro que a branca, isso faz com que a base fique vermelha.

Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?




  • II e IV
  • Apenas a afirmativa I
  • II, III e IV
  • I, III e IV
  • II e III