EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Para organizar uma prática pedagógica mais inclusiva para o estudante que apresenta quadro de deficiência múltipla, o professor da classe comum deve:
A - Compreender o tipo de deficiência que a criança apresenta, para construção do processo pedagógico, tendo por base as possibilidades e potencialidades da criança.
B - Realizar, junto a uma equipe multiprofissional (psicólogo, terapeuta ocupacional, professor especializado, fisioterapeuta etc.), um estudo sobre as necessidades em relação a equipamentos e adaptações necessárias à criança.
C - Compreender as formas de expressão da criança. Se informando com a família sobre seus gostos, preferências, rejeições e vivências, a forma como a criança interpreta as sensações que recebe do ambiente.
D – Auxiliar na exploração do meio, nas brincadeiras e evitando subestimar ou superproteger a criança. Motive e organize interações que integrem a criança ao grupo. Planeje, junto ao professor especializado, atividades que sejam significativas, lúdicas e funcionais.
E – Elaborar, construir livros funcionais para comunicação, com imagens, materiais em relevo que contenham dados sobre sua história de vida, seus gostos, desejos, brinquedos e brincadeiras prediletas, experiências positivas com colegas, familiares e comunidade.
As assertivas corretas se encontram em: