FORMAÇÃO HUMANIZADA PARA A DOAÇÃO DE SANGUE E MEDULA ÓSSEA


O Transplante de Medula Óssea (TMO), também conhecido como Transplante de Células Tronco Hematopoiéticas (TCTH) é a substituição das células tronco-hematopoiéticas doentes ou deficitárias por células normais da medula óssea de um doador voluntário (cadastrado no REDOME), com objetivo de normalizar a formação e o desenvolvimento das células sanguíneas. Em relação ao tema abordado analise as afirmativas abaixo e posteriormente assinale a alternativa correta:

I-  O transplante de medula do tipo alogênico, as células – tronco do sangue são recebidas de outra pessoa, isto é, entre indivíduos que não precisam ser compatíveis.

II-  As células de medula óssea do doador podem ser coletadas de três diferentes maneiras, sendo elas, diretamente da medula óssea, do sangue periférico pelo método de aférese ou diretamente do sangue do cordão umbilical.

III- Todas as pessoas que realizam a doação de sangue pela primeira vez são automaticamente cadastradas no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).

IV- O TMO é um método terapêutico que beneficia pacientes com enfermidades potencialmente fatais.

Agora assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas corretas:




  • Apenas I, III e IV.

  • Apenas II e IV.

  •  I, II, III e IV.

  • Apenas IV.

  • Apenas I e II.