ASPECTOS QUALIQUANTITATIVOS DA GESTÃO EDUCACIONAL


O gestor, que tem consciência de que a sua função mais importante é a pedagógica, deve ter como prática várias atribuições que incidirão no processo ensino-aprendizagem. 

Dentre as atribuições listadas nas alternativas, a seguir, identifique qual deve fazer parte da prática de um gestor que se preocupa com o pedagógico:




  • saber delegar funções aos setores responsáveis pelos serviços, de acordo com a necessidade da situação, sem se preocupar com a natureza dos cargos que compõem o quadro de pessoal.

  • supervisionar, de longe, a construção do Projeto Político Pedagógico, mantendo a imparcialidade, para não  correr o risco de ser acusado por ter induzido a tomada de decisões da comunidade escolar.

  • acompanhar o planejamento do trabalho pedagógico e, ao conduzir as reuniões pedagógicas, junto com a equipe e professores observar o desenvolvimento das atividades, visando o cumprimento ou as mudanças que se fizerem necessárias.

  • acompanhar, sem necessariamente garantir, o cumprimento das ações contidas na Proposta Curricular e no Projeto Político Pedagógico.

  • delegar que a supervisão acompanhe, gerencie e viabilize as condições necessárias para a concretização das propostas pedagógicas, pois isso não é tarefa do gestor.