ASPECTOS QUALIQUANTITATIVOS DA GESTÃO EDUCACIONAL


A Prova Brasil foi idealizada para produzir informações sobre o ensino oferecido por município e escola, individualmente, com o objetivo de auxiliar os governantes nas decisões e no direcionamento de recursos técnicos e financeiros, assim como a comunidade escolar no estabelecimento de metas e implantação de ações pedagógicas e administrativas, visando à melhoria da qualidade do ensino (FUZA e MENEGASSI, 2010). 

Sobre essa avaliação podemos afirmar que:

I- O ensino e a aprendizagem não devem ser direcionados para uma avaliação externa, se esta não estiver a serviço de mudanças efetivas nos objetivos da escola, definidos por sua comunidade.  

II- Os professores devem saber como e por que são tomadas certas decisões no âmbito do sistema de ensino, para que possam analisar os contextos sociais e institucionais em que exercem sua profissão: que aceitem, ou neguem, mas o façam conscientemente.

III- O gestor precisa estar atento e viabilizar meios para capacitar os professores para trabalhar essa proposta, não visando, apenas, à avaliação de resultados, mas porque a proposta curricular apresenta as habilidades essenciais que os alunos têm que dominar na leitura, na escrita e na matemática.

IV- A Prova Brasil nada mais é que um meio de controlar resultados, gerando competições entre redes, escolas, alunos, expondo a escola e os seus funcionários à sociedade por meio dos resultados, o que gera preconceito em relação às escolas com baixo rendimento. 

V- Principal avaliação do rendimento das escolas públicas do país, é considerada pelos especialistas um instrumento essencial para o avanço da qualidade do ensino.

Marque a opção correta:




  • I, II, III, IV, V

  • I, II, III, V

  • II, III, IV, V

  • I, III, IV, V

  • I, II, IV, V