POLÍTICA E DEMOCRACIA NAS AMÉRICAS


Durante as décadas de 1960 e 1970, os EUA intensificaram sua atuação na chamada Guerra Fria por meio de apoio militar, financeiro e político ou de intervenções diretas contra governos comunistas. Entre as principais ações da política externa norte-americana contra o comunismo nesse período, destacam-se:

 

I – A imposição de um bloqueio econômico à ilha de Cuba, em fins de 1960, e a tentativa fracassada de derrotar o regime de Fidel Castro com a invasão da Baía dos Porcos, em 1961.

II – O envolvimento na Guerra do Vietnã e a consequente derrota das tropas norte-americanas contra exército guerrilheiro de Ho Chi Minh.

III – Apoio aos golpes militares no Brasil em 1964, no Chile em 1973, no Uruguai em 1974, na Argentina em 1976, na Indonésia em 1965 e no Congo em 1963.

IV – Apoio a várias guerras em países do Oriente Médio, ao longo das décadas de 1960 e 1970, com interesses em suas enormes reservas de petróleo, essenciais para a economia industrial.

 

 É correto o que se afirma em:

 




  • I, II, III e IV.

  • I, II e III, apenas.

  • II e III apenas.

  • II, III e IV, apenas.

  • I, II e IV, apenas.