ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS


(Adaptado Enade 2018) A história da Contabilidade está intimamente ligada às diversas teorias que embasaram os pressupostos e métodos científicos adotados nessa área. Duas abordagens teóricas muito difundidas na Contabilidade são as oriundas da escola de pensamento norte-americana e da escola de pensamento italiana, que formaram o arcabouço fundamental dessa ciência. IUDÍCIBUS, S. Teoria da Contabilidade. 13. ed. São Paulo: Atlas, 2015 (adaptado)

Acerca das referidas escolas de pensamento contábil, assinale a opção correta.




  • A escola italiana apresenta como ideia central o mecanismo das contas, focalizando seu funcionamento, e subordinando-se aos métodos de escrituração, ao passo que a escola norte-americana enfatiza a abordagem informacional da Contabilidade.

  • A escola norte-americana explica as relações de direitos e obrigações adotando caráter personalista das contas contábeis, ao passo que a escola italiana prioriza a geração de informações contábeis baseada nas necessidades dos usuários.

  • A escola norte-americana defende que os fenômenos a serem estudados deveriam ser as aziendas, restringindo, assim, o campo de atuação da Contabilidade ao levantamento de fontes patrimoniais, ao passo que a escola italiana enfatiza a padronização dos procedimentos contábeis.

  • A escola norte-americana afirma que o patrimônio é uma grandeza real que se transforma com o desenvolvimento das atividades econômicas, ao passo que a escola italiana enfatiza a contabilidade aplicada, especialmente na contabilidade gerencial.

  • A escola norte-americana confere grande importância à sistematização do plano de contas, ao passo que a escola italiana enfatiza os procedimentos de auditoria, com a finalidade de auferir maior credibilidade às informações contábeis geradas.