Para responder à essa questão você deve se basear em seus estudos sobre gênese, formação e classificação dos solos.
O solo é produto do intemperismo das rochas, que são estruturas geológicas. Se relaciona também com o relevo - a forma que se apresenta no espaço-, e com o clima, que influencia diretamente na sua formação. Sua existência, características e propriedades são de fundamental importância para a sociedade, pois, o uso e ocupação do solo dependem de como este se apresenta.
Com base nos estudos geográficos e sobre o solo, e sabendo que todas as afirmações abaixo são verdadeiras, leia e julgue as assertivas, buscando a que melhor corresponde à frase em negrito do enunciado acima.
A rocha compacta não permite que a penetração das raízes ocorra com facilidade. Por isso, geralmente, a rocha-matriz se apresenta como o limite para o crescimento das plantas. A profundidade dos solos, assim, determina o tipo de vegetação.
A microfauna é composta por pequenos organismos vivos, perceptíveis ou não a olho nu, que contribuem ou não para a decomposição de restos orgânicos, incorporando-os ao solo. A microfauna atua nas camadas mais superficiais do solo.
A primeira camada de um solo, denominada “horizonte O”, é constituída pelo acúmulo de matéria orgânica, chamada serapilheira. A quantidade e qualidade desse material qualifica o solo, juntamente com as características naturais da rocha-matriz.
A materialização das relações entre sociedade e natureza é apresentada no espaço, assentada sobre o solo. Por isso, a sua qualidade determina o uso que dele se faz, o que define, consequentemente, a paisagem.
A edafologia é um ramo da ciência que estuda o solo a partir de uma perspectiva da aplicabilidade, especialmente em relação à produção agrícola. Ela investiga os aspectos da camada mais superficial do solo, onde as plantas fixam suas raízes.