COMPLEXOS AGROINDUSTRIAIS I


Quanto aos complexos agroindustriais é correto afirmar:




  •  

    Considerando-se os atores sociais com menor controle sobre a terra, diminui a presença do assalariado, em especial do trabalhador temporário remunerado por produtividade ou tarefa. Considerando-se os atores sociais com menor controle sobre a terra, cresce a presença do assalariado, em especial do trabalhador temporário remunerado por produtividade ou tarefa.

     

     

     

     

     

     

  •  

     

    As unidades de produção mais capitalizadas tendem a manter, como mão-de-obra permanente, empregados que executam atividades não especializadas (retireiros, operadores de máquinas, etc.).

     

     

  •  

     

    Os atores sociais que não possuem algum controle sobre a terra são diferenciados por meio de uma análise multidimensional que articula o conceito de "unidade de produção", "processo de organização da produção" e "processo de integração com o mercado".

     

     

  • A heterogeneidade sempre existiu; no entanto, o processo de capitalização da agricultura lhe impôs uma nova configuração. A identificação desses atores está, em primeiro lugar, relacionada com o grau de controle que possuem sobre a terra e com a forma de exploração nela existente.

     

     

     

  •  

     

    Unidade de produção (UP) é entendida como a área de terra onde a produção agropecuária é realizada. Este conceito se restringe ao aspecto formal da propriedade legal da terra, uma vez que abrange áreas exploradas sob o sistema de parceria, áreas arrendadas e áreas sob posse.